segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aprenda a calcular a quantidade de comida e bebida para a sua festa

Você está preparando uma festa com direito a muita bebida e comida gostosa, embora você queira que os convidados fiquem totalmente satisfeitos também não quer desperdícios. Afinal colocar comida boa no lixo não é legal.
Se você fizer uma festinha com salgadinhos e docinhos somente para adultos calcula-se: 10 salgados e 7 doces por pessoa. Se a festa for infantil calcula-se 6 salgadinhos e 5 docinhos por convidado. Geralmente as confeitarias vendem o cento dos quitutes e os valores variam de acordo com o tipo que você preferir – podem ser sortidos, fritos, folhados, doces tradicionais, caramelados ou glaceados.

Se a festa tiver bolo, que em festa de criança não pode faltar, o cálculo é uma fatia grossa por pessoa, levando em consideração que há pessoas que não comem e há quem pede bis. O bolo redondo do Armelin tem 20 pedaços, o tipo tabuleiro tem 30 e a chapinha serve de 10 à 12 pessoas.

Caso você opte por fazer um churrasco, as quantidades são quase um padrão, utilizadas pela maioria dos assadores.  Calcula-se 400g de carne por pessoa (se forem só adultos), mas se o churrasco tiver acompanhamentos como saladas e pãozinho com alho vai sobrar menos apetite para saborear as carnes.

Se no seu churrasco tiver três tipos de carne, o exemplo de cálculo fica assim: 100g de linguiça, 200g de costela de porco e  100g de picanha, totalizando 400g. Se crianças também forem comer, é aconselhado um acompanhamento como arroz, batata, polentinha frita ou pastelzinho.

Àqueles que preferirem servir finger foods (comidas servidas em pequenas porções), recomenda-se 18 unidades salgadas e 6 doces por pessoa. Em um jantar completo cada pessoa consome cerca de 250g na entrada, no prato principal calcula-se 150g de carboidrato e 250g de proteína e de sobremesa 200g.

Para eventos longos que pedem  coffee  breaks, o ideal é não servir muita quantidade por pessoa. Usualmente, há variedade em bebidas (sucos, chás, cafés, refrigerantes) e de comidas (bolachinhas, biscoitos, minissanduíches, salgadinhos variados, minipães, bolinhos), mas tudo em pequenas quantidades, já que cada convidado seleciona o que mais lhe apetece. Então calcula-se 200ml de bebida/pessoa e de 4 a 5 unidades de salgados, mais 2 a 3 unidades de doce/pessoa.

À francesa, bufê ou coquetel? O serviço à francesa é adequado para eventos que requerem maior formalidade, com a vantagem de que ninguém precisa levantar para se servir, pois o prato é levado à mesa. Já no bufê, a vantagem é que os convidados podem escolher o que servirão no prato dentre as opções apresentadas, ideal para festas mais descontraídas.

No caso dos coquetéis, a vantagem é, principalmente, em relação ao local do evento, que não precisa ser muito grande, uma vez que os convidados não necessitam de mesas e cadeiras para comer. No serviço de coquetel, denominado volante, os garçons passam com bandejas de comidas e bebidas. As miniporções em cumbucas, como massas, escondidinhos e risotos, são opções além dos canapés.

Quantidade de bebida padrão para um evento de quatro horas:
- 600 ml de refrigerante por pessoa
- 800 ml de cerveja por pessoa
- 200 ml de água por pessoa
- Vinho ou espumante se não houver cerveja – calcule ½ garrafa por pessoa
- Vinho ou espumante se houver cerveja – calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas - diminua a cerveja para 600 ml
- Whisky – 1 garrafa para cada 50 pessoas
- Coquetel de frutas – 4 litros para 50 pessoas
Em relação aos copos é importante se calcular de 2 a 3 por pessoa, no caso dos de vidro, e de 4 a 5 se forem de plástico. Os copos de vidro devem variar entre tulipas, taças, copos para refrigerante e água, flutes e etc.
Fonte: Site Hagah

Nenhum comentário:

Postar um comentário